Bem Doida!

segunda-feira, julho 10, 2006

Zidane, o injustiçado

Zizou, de uma hora para outra, virou vilão. Não que o tenha sido a partir do momento em que foi algoz do Brasil nas quartas, porque o Brasil estava jogando tão mal que carrasco pra puxar-lhe a corda não faltava ali. Tendo ainda enchapelado Kaká e o escambau, Zidane estava muito bem no jogo e a seleção azul mereceu a vitória. O herói caçou bolas, marcou direito, armou jogadas e, inclusive, deu a bola de bandeja para o gol de Henry, sem chance pro Dida.

Mas aí que, no último jogo, aquele da sua despedida dos gramados, um ato muda tudo. De herói pra vilão em um minuto. Zidane derruba Materazzi com uma cabeçada. Não se sabia o que havia acontecido, apenas a imagem do aríete de Zidane acertando os peitos do italiano se repetindo na tela. Cartão vermelho e o herói de antes, o melhor da copa, é transformado repentinamente num monstro, uma fera perigosa para os seus adversários. E assim foi o dia inteiro e ainda o é hoje, com a tevê mostrando ad infinitum o emotional descontrol de Zizou.

O Fantástico fez a leitura labial. Materazzi xinga Zidane inúmeras vezes. Chama-o de terrorista (por conta da origem argelina de sua família), chama sua irmã de prostituta duas vezes... Zizou vai pra um lado pra fugir do italiano arengueiro e este sai atrás, repetindo a mesma coisa o tempo inteiro. Até que, depois de muita paciência utilizada, Zinedine explode.

Zidane conviveu com o preconceito desde cedo. Pobre, morador de periferia e descendente de argelinos, num país onde o preconceito é mal disfarçado o suficiente para que esta ausência do Estado e das oportunidades para os mais pobres torne-se ingrediente legítimo de manifestações ao longo dos anos. Um cara que saiu de uma condição ruim para a de herói nacional com a bola nos pés. Agora imagine qualquer jogador negro brasileiro andando pelo campo e sendo perseguido com xingamentos preconceituosos a si e difamosos sobre sua família. Ninguém tem paciência inesgotável, ninguém.

A favor de Zidane, pesa o currículo de seu agressor. Materazzi recebeu um apelido no Inter: Laceratti. Isso pelo modo como avança nas bolas e ataca seus oponentes como se fosse um de seus antepassados entrando com sede de sangue no Coliseu e torcendo desesperadamente para ver polegares para baixo nas tribunas. Uns dizem que ele tem comportamento psicopata, outros que é apenas um modo incomum de jogar futebol. Mas o certo é que, para mim, basta ver um apanhado de suas atuações futebolísticas para se ter a certeza imediata de que a vítima no gramado foi outra. E, ah, ele mereceu a cabeçada!

Para conferir, um videozinho:

11 Comments:

  • não assisti o jogo, não vi a cena. mas mesmo com todos os motivos, Zidane perdeu sua razão ao explodir. Não o condeno, talvez eu tivesse feito o mesmo [ou pior, saia correndo chorar no banheiro, afinal eu sou mulherzinha! :P]. Mas que ele perdeu a razão, ah ele perdeu sim!

    By Blogger s a r a, at 9:45 PM  

  • Certo Sarinha, mas o Materazzi também tá longe de ser A vítima...

    By Blogger Gabriel Ramalho, at 10:22 PM  

  • Gabs, o Zizou além de tervivido uma infância de cheia de preconceitos e tudo mais, também viveu anos e mais anos jogando futebol belo e limpo. Durante esse tempo ele deve ter encontrado pela sua frente vários Materazzis da vida, vvários deles. E tipo, ninguém aqui parece ser ingênuo o suficiente para acerditar que o zidane teve sua irmão ou ele mesmo chingado pela primeira vez no futebol.

    Para quem não imagina o futebol tem disos mesmo, é uma pena mas, como diria o Juca Kfouri: "Esse negócio que esporte faz bem é balela". Não faz bem mesmo, as provocações são constantes. Alguém lembra do Valderama apalpando o dito cujo de um jogador na hora do escanteio? Ou o Ett´o que parou o jogo e foi denunciar o jogador que o chamava de macaco?

    O zidane queimou sua carreira, ao meu ver, não por uma injustiça - sabemos quem é materazzi - mas por ter suncubino no final de sua carreira, no auge da sua maturidade a uma provocação que acontece sempre. Se tivesse ficado muito ofendido, parasse o jogo como o Ett´o fez, não sair dando cabeçada para perder o lugar em campo e colocar o seu time em risco.

    Esse, pra mim, foi o erro dele. Macaco velho que era já devia estar vacinado.

    By Anonymous Anônimo, at 1:04 AM  

  • só tenho uma coisa a dizer:
    .
    .
    .

    euachépôco! :P

    By Anonymous Anônimo, at 3:12 PM  

  • gábs, estou longe de chamar um de vítima e o outro de agressor. Independente de quem tinha a razão, quando o Zidane expressou sua raiva fisicamente, ele perdeu o direito de defesa. Agressão física é utilizada por pessoas que não tem mais argumentos verbais para 'atacar' o outro. Continuo dizendo, não condeno nenhum dos dois, mas o Zidane manchou para sempre a imagem dele, porque ele será conhecido como o 'cabeceador' :P

    By Blogger s a r a, at 9:21 PM  

  • Taí, gostei dessa menina, a Sara. A bichinha falou pouco, mas falou bonito! :)

    By Anonymous Anônimo, at 1:06 AM  

  • pessoal, sou sensato o suficiente pra mudar de opinião no meio de um debate. Gostei, Sarinha, tens razão :)

    By Blogger Gabriel Ramalho, at 1:42 AM  

  • eu continuo achandépôco :)

    By Anonymous Anônimo, at 6:07 PM  

  • hahahahaha

    annya quer é ver o mal!!!! :P

    By Blogger s a r a, at 10:24 PM  

  • huaaaahuaaaaaahuaaaa
    (risada do dr. Abobrinha)

    By Anonymous Anônimo, at 5:28 PM  

  • Se bem q se num tivesse tido isso a copa teria sido, um pouquinho mais chata do que foi, vou nem mentir!!!

    E, sinceramente, acho q ele num manchou a carreira dele nao... os franceses o amam, o mundo o admira do mesmo jeito. E ainda acaba lembrado pelo resto dos anos como um super jogador, q ganhou o titulo de melhor jogador da copa e, sem duvida, foi o mais humano nessa copa.

    By Blogger felipe, at 3:31 PM  

Postar um comentário

<< Home