Bem Doida!

sexta-feira, janeiro 24, 2003

Canis familiaris (em memória do meu finado amigo T-Rex)

Por um tempo existiam duas espécies: o Homo sapiens e o Homo neanderthlensis.
A primeira todos conhecem (se não...). A segunda era composta por homens mais truculentos e fisicamente mais adaptados ao ambiente. Uma característica básica deles era a face comprida e o grande nariz achatado, que lhe proporcionava um bom olfato, excelente para caçadas. Resultado: o Homem de Neanderthal se extinguiu, enquanto o Sapiens não.

Como o Sapiens conseguia suprir suas carências na sua estréia evolutiva, quando ainda não contava com um forte aparato cultural, ferramentas e outros suportes que garantissem sua sobrevivência? A resposta para muitos paleontólogos e antropólogos é a presença dos canídeos.

Primeiramente apenas oportunistas (como os gatos), os cães rondavam os grupamentos humanos em busca de restos. A aproximação se tornou domesticação, quando os melhores espécimes eram preservados e cuidados desde filhotes. Assim, o olfato do Sapiens era substituído por um até sessenta vezes mais potente, que deixava o Neanderthal em muito no chinelo. A presença de cães em caçadas era essencial para localizar uma presa e acuá-la, facilitando o abate. Deste modo, tanto humanos como canídeos conseguiam seus banquetes.

Outro fato está na guarda das crianças, que passaram a ser deixadas a sós em seus abrigos. O cão protegia lealmente a prole de sua família adotiva como sua. O resultado disto é uma infância sadia, protegida, sem ter de se submeter aos perigos que os adultos passavam.

Assim, os humanos mantiveram sua face achatada, sem necessidade de olfato apurado, o que permitia uma complexa expressão facial e a capacidade de uma linguagem desenvolvida. Deste modo, lhes foi possível a criação de diversos sistemas culturais. O que não ocorreu com os Neanderthais.

Por conta disto, os cachorros são responsáveis pela existência dos homens sobre a face da Terra.

PS0. Bem-doidos que gostam de gatos (Clara, Dri, Bala Sopht...), os defendam!
PS1. Porque são bonitinhos, fofinhos ou outro "inhos" não convence!
PS2. PlayStation 2.