Bem Doida!

quinta-feira, julho 17, 2003

A Internet é muito pequena.

Fiquei sabendo, no trabalho, sobre um programa que verifica se um computador está passível de invasão e, ao mesmo tempo, permite que o invasor leia e modifique os documentos ali presentes. Diante da minha surpresa, me aconselharam a fazer um teste de segurança.

Pensei, então, que deveria aproveitar o fato de meu computador em casa estar conectado e tentar verificar se ele poderia ser invadido também. Entrei então com um range de IPs da Secrel para verificar. Felizmente o meu não apareceu.
Alguns computadores apareceram na lista e cliquei no primeiro.

Logo que ele listou as pastas, achei uma pasta com um nome familiar.
Para comprovar, resolvi olhar os títulos dos arquivos na pasta Meus Documentos. Não cheguei a abrir os documentos mas, pelos títulos, deu para saber logo de quem era: da BINA!!

Quero esclarecer que não sou, nem nunca fui, hacker. E foi a primeira vez que usei este programa. A minha intenção era apenas checar a vulnerabilidade do meu sistema. Foi um acaso medonho cair justamente no computador de alguém conhecido.

Felizmente, não sou uma pessoa mal intencionada, porque com este programa é possível se fazer muita coisa.
Não vou dar o nome do programa para não estimular quem esteja curioso, mas vou dar algumas dicas de proteção.

dicas
* Procure atualizar seu sistema operacional para uma versão mais recente.
* Não compartilhe drives inteiros do seu HD (C:, por exemplo)
* Proteja todo compartilhamento com senhas difíceis
* Instale um firewall na sua máquina como prevenção.

Descobri que este programa hackeia utilizando uma falha no protocolo NETBIOS/TCP-IP.
Portanto, nas configurações de rede no Painel de Controle, procure este protocolo e desabilite o compartilhamento de arquivos e impressoras. Isto pode adiantar.

Desculpa não te avisar por e-mail ou telefone, Bina, mas é que não tenho o número.

Espero ter ajudado em alguma coisa...